sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Raspberry Pi e a era dos mini PCs

Quando eu resolvi retomar ao meu hobby de eletrônica e robótica, o que me fez realmente voltar à ativa foi realmente a capacidade de hoje poder ter um hardware muito pequeno mas que consegue rodar Sistemas Operacionais de Desktops comuns (os chamados MiniPCs). Nesse post, irei mostrar alguns dos MiniPCs que andei analisando e que são bastante interessantes

Mas porque MiniPCs?

Os MiniPCs trazem o melhor dos dois mundos: Um dispositivo que roda um SO bem completo ao mesmo tempo em que são circuitos relativamente simples e de baixo consumo de energia (eles podem ser alimentados pela porta USB). Além do mais, eles possuem se comunicar com microcontroladores através de diversas formas e com isso modularizar seus projetos.
A seguir, irei descrever os três MiniPCs que encontrei e que são bons para utilizar

Raspberry Pi

Sem dúvida quem já ouviu falar de MiniPCs sabe o que é o Raspberry Pi ou já comprou. Esse é o MiniPC mais falado no momento, principalmente porque a idéia por trás do Raspberry Pi é oferecer tudo que os outros MiniPCs oferecem porém a um custo baixíssimo (35 dólares, pra ser exato). Com isso, sua comunidade é enorme e qualquer busca no Google traz diversos tutoriais sobre como utilizar.

Raspberry Pi
O Raspberry Pi possui dois modelos: Modelo A e Modelo B. Basicamente, a diferença entre eles é a quantidade de memória (Modelo A tem 256MB de RAM enquanto o Modelo B possui 512MB) e algumas versões de Modelo A não possuem Ethernet. 
As saídas de video do Raspberry Pi são HDMI e RCA e de áudio possui um jack separado, porém quando utilizado o HDMI o áudio já está embutido.

Beaglebone Black

BeagleBone Black é um mini PC sucessor do BeagleBone. Em relação do Raspbery Pi, ele possui muito mais portas I/O e poder de processamento dele é em tempo-real por conta do processador AM335x 1GHz ARM® Cortex-A8. Uma outra grande vantagem é que possui um armazenamento externo de 2GB (já com um SO instalado: O Angstron) e utiliza uma porta USB Client, que permite que se possa acessá-lo via USB(em vez de apenas pela porta Ethernet).
Outro grande ponto positivo para ele é que, por já ter um SO embutido em sua memória de 2GB, ele já possui todas as ferramentas de desenvolvimento já prontas. No caso, ele possui um mini-servidor Web rodando um Cloud9 (Prometo um post mais pra frente) já para programar nele. Muito bom, não acham? =D
Beaglebone Black

PCDuino

O PCDuino, dentre todos os MiniPCs anteriores, é o que mais se aproxima do Arduino e do PC juntos. Acontece que ele possui todas as pinagens de um Arduino convencional bem como as capacidades de um MiniPC.
Trata-se nada mais nada menos que um MiniPC com CPU Allwinner A10 com 1GB de RAM e 2GB de armazenamento interno(assim como o Beaglebone Black). Bem como porta HDMI, 2 portas USB, Ethernet e a pinagem do Arduino (6 pinos de entrada analógicos e 14 digitais). Uma coisa legal desse MiniPC é que ele tem suporte a Android  e com isso já dá pra fazer algumas coisas bacanas (Estou pensando nele pra fazer uma integração com um celular Android, que também vai virar um post).
PCDuino

Mas e para por aí?

Não, esses só são os mais conhecidos. Há uma vasta gama de MiniPCs que, inclusive, estão cada vez mais próximos de Hardware de celulares top de linha como o Samsung Galaxy S4 e que utilizam entradas SATA para armazenamento externo. O céu é o limite quando se fala em Hardware, desde que seu limite seja o tamanho da placa de circuito impresso.
Para finalizar o artigo, apresento o meu mais novo MiniPC (comprado pelo dx.com). Esse MiniPC vai transformar minha TV LCD antiga em um com SMART TV. Prometo que falarei mais sobre isso em posts futuros.

MiniPC vendido no dx.com

2 comentários:

Cleyton disse...

Olá Ricardo, boa tarde.

Saberia nos dizer se existem esquemas elétricos, datasheets, manuais enfim, em especial do pcduino e beaglebourne, para que possamos recriá-los em casa?

Abraços!

Unknown disse...

Olá,

Acredito que os links abaixo pode lhe auxiliar, mas eu não vejo tanta vantagem em recriar em casa O custo fica maior.

http://elinux.org/Beagleboard:BeagleBoneBlack

https://s3.amazonaws.com/pcduino/Hardware/PC+Duino_V01-20130128.pdf

http://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2012/10/Raspberry-Pi-R2.0-Schematics-Issue2.2_027.pdf