domingo, 2 de fevereiro de 2014

Romeo AIO - O Arduino faz-tudo

Para poder dar início ao projeto do meu primeiro robô. pesquisei por uma placa que pudesse me dar tudo o que era necessário para a mobilidade dele e que fosse compatível com o Arduino. Encontrei essa placa chamada DFRobot Romeo AIO (All-In-One) v2, que é uma placa sensacional para quem quer um faz-tudo.
Essa placa é uma junção do Arduino Leonardo com algumas coisas adicionais tais como um conjunto de botões (que pode ser usado como direcional), expansão para até 2 motores DC de até 2A, 3 interfaces I2C e entradas para comunicação sem fio com um XBee ou uma placa de expansão Bluetooth.
DFRobot Romeo AIO v2
Uma das coisas que mais me interessou nessa placa é que ela é totalmente compatível com qualquer shield Arduino ao mesmo tempo em que ela adiciona muito mais funcionalidades para integrar com atuadores e sensores e o suporte ao I2C e SPI.

Pinagem do Romeo AIO v2
Outra coisa que é melhor do que as funcionalidades da placa é que ela, assim como o Arduino, é Open Source Hardware. Ou seja, é possível ir até o site da DFRobot e pegar o esquema elétrico da placa e assim poder construir sem precisar comprar ela.
Estou ansioso para utilizar essa placa no meu projeto e já estou fazendo uns testes com ele. Para os próximos posts, eu vou mostrar alguma coisa na prática com essa placa. Até a próxima!

Nenhum comentário: