domingo, 16 de novembro de 2014

Um kit de robótica de baixo custo

 Muitos que querem ter o seu primeiro contato com Robótica não sabem por onde começar. Principalmente aqueles que não possuem conhecimento em eletrônica, mecânica (às vezes mecatrônica, mas não acho que vem ao caso) e afins. Neste post, quero apresentar um kit de robótica de baixo custo e que pode ajudá-los a conhecer mais sobre o assunto.

O kit

 Basicamente, o kit serve para montar um pequeno robô seguidor de linha (robôs que andam em um plano branco sobre uma linha preta) para dar os primeiros passos na robótica.
Caixa do Kit
De acordo como fabricante do kit (uma empresa chamada Arexx engineering), ele pode ser muito útil para fazer workshops de soldagem de componentes (O kit vem desmontado) e também um ótimo kit didático para: Eletrônica, Mecânica e Robótica.
O Kit desmontado
A montagem do Robô, pra quem já soldou um componente eletrônico alguma vez na vida e sabe apertar parafusos consegue montar o kit sem muita dificuldade. Eu consegui montar e botar pra funcionar em 1 hora e meia, mais ou menos.
A Placa de Circuito Impresso e seus motores
 Uma vez que o Robô não tem interface de programação, ele se torna também um projeto muito simples para dar início à criação de Robôs mais avançados, mas é um bom começo para crianças também. O Kit pode ser usado para ensino de crianças a partir de 14 anos também.
Partes mecânicas do robô
Bom, muito se falou sobre o Kit mas não de falou o custo(que é o objetivo principal desse post): 75 reais. Pode parecer caro para o que o projeto promete, mas acredite em mim. Um projeto pouco mais avançado que isso pode dobrar (talvez triplicar se for comprar todo o kit no Brasil) e por isso vale muito a pena ter um kit desses, nem que seja para seus filhos.
Componentes Eletrônicos do Robô
 Encontrei o kit à venda na Mult Comercial, mas somente na loja física. Não tenho certeza se esse kit está a venda em outras lojas de eletrônica, carece de uma pesquisa de mercado mais aprofundada.
O Robô já montado
Outro ponto que gostaria de abordar é: uma vez que o kit é simples, não daria para fazer um? A resposta é: sim, dá. Inclusive, ao comprar o Kit, o manual descreve em detalhes o esquema elétrico dele e assim facilitaria replicar esse projeto por conta própria. Outro ponto interessante é que ele utiliza componentes bem utilizados em projetos de eletrônica, o que também facilita a manutenção e possível troca de peças dele.
Detalhe do caster e dos sensores de linha
Espero que o Kit possa ajudar alguém ou alguma instituição a aprender mais sobre Robótica e sobre eletrônica. Com certeza já é mais um kit para o meu aprendizado ficar melhor. Até o próximo post!

4 comentários:

Anônimo disse...

eu gostaria que me enviasse o link do kit, pois não o acho na loja mencionada, obrigado.

Unknown disse...

Olá,

A Tato possui esse kit em sua loja virtual: http://www.tato.ind.br/produto/DG%252d2000.html

Blog do Tio Marcio disse...

Olá, da pra a programar esse robô?

Unknown disse...

Infelizmente não, pois o esquema elétrico dele é muito simples a ponto de apenas desligar um motor caso o sensor não esteja "enxergando" a linha. Nesse caso, sugiro outros kits de robótica como o 3Pi, mas o custo é alto comparado a esse kit.